Roteiro de 3 dias em Quebec

Acordamos cedo, hora de partir rumo a Quebec, continuando nossa trip pelo Canadá! Seguimos para a estação de trem central de Montreal, que ficava a cerca de 15 minutos a pé do Airbnb onde estávamos. Nosso trem partia 9h, o embarque foi um pouco diferente em relação a Toronto, as malas são entregues aos atendentes da Via Rail antes da entrada no trem e são devolvidas apenas na plataforma de chegada em Quebec.

via-rail-canadá

O trem também é um pouco mais confortável do que o que fez o trajeto até Montreal, sendo que o vagão e as poltronas eram mais amplas, a viagem dura 3h15, ele também possui serviço de bordo pago a parte e Wi-Fi incluso.

trem-montreal-quebec

Quebec é a capital francesa do Canadá, a cidade é linda, possui um centro antigo e histórico totalmente conservado, uma gastronomia incrível, tudo isso vai fazer você se sentir em um pedacinho da França! Além disso, é a única cidade murada de toda a América do Norte.

estação-trem-fachada-quebec

estação-de-trem-quebec

Onde ficar em Quebec

Quebec não é uma cidade muito grande e podemos dividir as principais regiões para se hospedar em duas: uma parte que fica no centro histórico e a outra que fica na cidade nova. A lógica de preço é que quanto mais próximo da parte histórica, mais os preços sobem. Com isso em mente, conseguimos reservar pelo Booking o Les Lofts de la Cité, que fica na cidade nova, mas a 15 minutos do centro histórico. Assim como os anteriores que ficamos, era totalmente self check-in e ficava a apenas 10 minutos da estação de trem de Quebec.

onde-ficar-em-quebec

lugar-para-quebec

O loft era bem compacto, mas tinha espaço para tudo, embora o prédio fosse antigo, toda a decoração era nova e atual, a cozinha equipada, cama confortável e banheiro com amenities.

Clique aqui para reservar este apartamento pelo Booking!

loft-quebec

A localização também é ótima, mercado, restaurantes, bares e lojas, tudo muito próximo, o que facilitou ainda mais nossa estadia. No geral, gostamos bastante desta opção, inclusive por ter um excelente custo benefício.

apartamento-barato-em-quebec

O que fazer em Quebec

Quase todas as principais atrações turísticas da cidade estão concentradas na “Old Quebec”, que é a região do centro histórico, isto facilita bastante a visita, já que em pouco tempo dá para conhecer muitos lugares. Abaixo a gente mostra um pouco do que fizemos por lá:

centro-histórico-quebec

Muralhas de Quebec – Quebec é a única cidade murada na América do Norte, é impressionante como sua fortificação urbana está muito bem preservada.

old-quebec

Em todos os acessos ao centro histórico é possível ver os detalhes das construções em formato de forte, nós subimos as escadas da fortificação e dá para ter uma vista muito bonita de uma das ruas que liga ao centro antigo.

centro-velha-quebec

Château Frontenac – Além de ser considerado o melhor hotel da cidade é uma das atrações mais famosas de Quebec. Ele possui 650 quartos e cerca de 77 metros de altura, no último andar o edifício ainda abriga um observatório, que oferece uma vista privilegiada para o rio São Lourenço.

frontenac

A beleza e imponência do Frontenac são realmente impressionantes, não é à toa que ele é o hotel mais fotografado do mundo, a gente mesmo colaborou muito com esta estatística kkk…

Curiosidade: Durante a 2. Guerra Mundial, Franklin Roosevelt, presidente dos EUA, Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido, e William Lyon M. King, primeiro-ministro do Canadá, reuniram-se em Quebec para discutir os rumos da guerra e se hospedaram no Château Frontenac. Lá eles e seus auxiliares foram os únicos hóspedes permitidos no hotel, por questões de segurança.

Calçadão Terrasse Dufferin – Este longo calçadão, tem as melhores vistas do Frontenac e da orla. Passeamos por lá no domingo, estava muito agradável, mas também cheio de turistas e artistas de rua.

calçadão-quebec

calçadão-frontenac

Cidade Baixa – Esta parte de Quebec é o lugar onde a cidade foi originalmente fundada. Destaque para o Quartier Petit Champlain, a Praça Royale e a igreja Notre-Dame-des-Victoires. Para chegar nessa parte basta descer as escadas ou utilizar o funicular no Terrasse Duferrin.

velha-quebec

Quartier Petit Champlain – Este é o distrito comercial mais antigo da América do Norte, seu nome é uma homenagem a Samuel de Champlain, que fundou Quebec em 1608.

petit-champlain

A rua Petit Champlain foi onde nós começamos o nosso passeio na cidade baixa, ela é cheia de lojas e restaurantes, aqui nos sentimos literalmente numa antiga vila francesa, sem dúvida é um dos pontos altos do centro antigo!

Praça Royale – Juntamente com a rua Petit Champlain esta bonita praça faz parte da história da colonização francesa na cidade, ela fica a poucos passos do Quartier.

mural-quebec

Igreja Notre-Dame-des-Victoires Quebec – Apesar de não ser uma igreja muito grande, seu interior é bem iluminado e chama a atenção pela riqueza de detalhes.

igrejas-em-quebec

igreja-quebec

Destaque para a réplica do navio Brézé, que está suspensa no teto. Esse navio trouxe soldados franceses para o Canadá em 1664, para ajudar a expulsar as forças britânicas das colônias.

onde-passear-em-old-quebec

catedral-velha-quebec

Funicular – Este funicular possui mais de 130 anos de tradição. Nós o utilizamos para retornar à cidade alta, a dica é descer de escada e subir de funicular, já que cada trecho custa CAD 3,00 por pessoa.

como-pegar-o-funicular-quebec

Durante o passeio você terá a oportunidade de ver toda a paisagem surpreendente de Quebec. Se você quiser ver mais sobre como é o trajeto, clique aqui!

vista-funicular-quebec

Parque Battlefield – Além de um bonito parque, este local teve um papel importante na história do país. Aqui foi o palco da mais importante vitória dos ingleses sobre os franceses em 1759, batalha que foi decisiva para a formação do Canadá que conhecemos hoje. A gente aproveitou para passear por lá, já que o dia estava muito agradável e o parque é muito bonito e bem cuidado. Ótimo lugar para relaxar um pouco, antes de continuar conhecendo a cidade.

Citadela de Quebec – É uma pequena fortaleza militar, que faz parte das fortificações de Quebec. Como fica ao lado do parque Battlefield, demos uma passada rápida pela parte externa, se tiver um pouco mais de tempo, vale conhecer a parte interna do forte também.

Mercado do Velho Porto (Marché du Vieux-Port) – Seguindo a linha dos principais mercados do Canadá, embora um pouco menor, o Mercado do Velho Porto é um excelente local para comprar produtos de qualidade da região, assim como de outros lugares do mundo.

marché-du-viex-port

Além disso, ele tem uma área aberta com vista para marina, onde é possível fazer um lanche/refeição rápida. Pena que no dia que fomos o tempo estava chuvoso e não nos permitiu aproveitar muito este local.

mercadão-quebec

comida-quebec

Onde comer em Quebec

Quebec tem uma gastronomia bem variada e como não poderia deixar de ser, a culinária francesa está muito presente nos cardápios. Mas como toda cidade turística, existem opções para todos os gostos. Aqui a gente mostra um pouco do que experimentamos:

La Korrigane – Esta cervejaria artesanal possui um bar anexo muito frequentado pelos locais, o ambiente não é muito grande e a decoração é rústica.

onde-comer-korrigane

O destaque fica para a cerveja da casa, a Korrigane, excelente.

onde-comer-em-quebec

Nós fomos lá logo na primeira noite que passamos em Quebec, procurávamos um lugar para tomar uma cerveja e comer um aperitivo, como ela ficava na mesma quadra do nosso apartamento, foi a pedida certa.

korrigane

O bar também tem uma bonita área de pátio iluminada, mas como a noite estava fria, ficamos na área interna mesmo.

Sapristi – Conhecemos este restaurante no nosso primeiro dia de passeio pelo centro histórico, ele fica na cidade baixa e próximo ao Quartier Petit Champlain.

onde-comer-em-quebec-centro

O restaurante tem muitas opções, destaque para as massas, que foram a nossa escolha! Eu fui de penne arrabiata e a Lu foi de espaguete a carbonara, estavam muito bons.

comer-barato-quebec

Como fazia um dia ensolarado, preferimos sentar na área externa, mas o Sapristi possui uma parte interna muito agradável também.

La Piazzeta – Este restaurante foi nossa segunda opção, pois a primeira estava fechada, mas não deixou a desejar não…

onde-passear-em-quebec-barato

A embora ele tenha massas também, a especialidade são as pizzas, a decoração é contemporânea e o ambiente aconchegante. Comemos uma ótima pizza por lá, inclusive os preços também são bons.

piazzeta-quebec

pizza-quebec

Como o La Piazzeta ficava praticamente ao lado do apartamento que estávamos hospedados, acabou sento uma boa pedida para encerrarmos o dia.

Tim Hortons – Este famosa rede de fast food, conhecida principalmente por seus cafés e doughnuts.

tim-hortons-quebec

Foi fundada em 1964 pelo jogador de hóquei Tim Horton e se espalhou por todo o país, se tornando um dos orgulhos canadenses. Nós visitamos uma das suas unidades em Quebec, mas no geral todas as filiais são bem parecidas. Parada ideal para o café da manhã ou um lanche rápido.

quebec-scandinavian

tim-hortons-canadá

Bistrô 1640 – Este restaurante tem uma localização privilegiada em Quebec, fica no centro histórico, próximo do famoso Château Frontenac. Fomos lá no nosso segundo dia de passeios, como estava chovendo, optamos por ficar na área interna, mas ele tem uma ótima parte externa também, que fica bem cheia nos dias quentes. A decoração e o ambiente são clássicos, fizemos um “happy hour” com sopa e vinho por lá, para espantar o friozinho, antes do fondue que já havíamos planejado para o jantar daquela noite.

1640-quebec

Le Petit Château – Este restaurante é bem tradicional na região da cidade velha de Quebec, sua especialidade são os fondues e as racletes.

fondue-vinho-quebec

Ele tem uma área externa bem ampla, mas como estava chovendo, ficamos na parte interna, que também possuía vista, toda a decoração do Le Petit Château é simples, mas o ambiente é aconchegante.

fondue-quebec (2)

Como já tínhamos planejado, fomos de fondue de queijo, inclusive o fondue quebecoise é mais condimentado do que o que estamos acostumados no Brasil, mas mesmo assim muito gostoso. No geral, gostamos bastante e é uma ótima opção para um fondue em Quebec.

Mercado Intermarché – Este mercado ficava na rua do nosso apartamento, apesar de menor que os outros mercados que passamos até agora, seus produtos tem ótima qualidade, inclusive pela grande variedade de produtos regionais. Compramos itens básicos e para café da manhã lá, assim a gente já conseguia começar o dia economizando um pouco, realizando esta refeição no apto.

O que a gente achou

Quebec foi uma experiência muito interessante, a ideia de estar numa cidade com uma cultura francesa tão forte em pleno Canadá, foi muito inusitada para nós. A cidade em si é linda, principalmente a cidade velha, com tantas atrações.

muralha-quebec

Além disso, Quebec é compacta, dá para fazer praticamente tudo a pé, e embora nosso roteiro tenha sido de 3 dias, daria para conhecer os principais pontos turísticos com 2 dias apenas. Vale muito conhecer Quebec e achamos que a cidade faz uma ótima dobradinha com Montreal, até pela curta distância entre as duas.

o-que-fazer-em-quebec

Quebec foi um encerramento perfeito para a primeira parte da nossa viagem, no lado leste do Canadá. Agora é a hora de ajustarmos a rota, pegarmos o voo e rumarmos para continuar nossa trip no oeste do país… próxima parada: Calgary!

quebec-barata

Abraços, Jr. e Lu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s